PHP – Classe para calcular Erlang B

Engenharia - Régua de cálculo

No dia a dia do meu trabalho, me deparo sempre com a necessidade de calcular a capacidade (Erlg) de tráfego de uma interface. Assim, acabo sempre recaindo na necessidade de saber quantos Erlangs determinada interface possui, ou mesmo saber quanto terá depois de alguma atividade.

Tradicionalmente recorremos à alguma tabela de referência (exatamente como faziam na década de 60) ou utilizamos um dos inúmeros softwares que fazem este trabalho para você (para acesso web, indico o site www.erlang.com). Mas eu queria mais. Queria controlar esta atividade, e ao mesmo tempo:

  • Fazer o cálculo dentro do meu próprio código;
  • Popular uma tabela de um banco de dados,
  • Mostrar o código no meu blog 😉

Então, como um bom engenheiro que sou ;-), criei um código em PHP para calcular Erlang B…

Antes de continuar a escrever, vou gastar um tempo explicando que P* é Erlang:

Erlang B é uma forma, derivada da Distribuição de Erlan, para descrever a probabilidade de perda de chamada em um grupo de circuitos.

Traduzindo: Quanto mais canais eu tenho, menor a chance de existir congestionamento na interface. tradicionalmente conhecemos ou o tráfego ou a capacidade e a taxa de bloqueio costuma ser uma constante definida em projeto.

Assim, estou disponibilizando à todos a classe para download AQUI!!!.

Com esta classe é possível fazer vários testes, inclusive popular um banco de dados, ou gerar um HTML com uma tabela completa.

Particularmente já fiz as duas coisas, mas desta vez resolvi fazer algo um pouco diferente. Criei uma calculadora utilizando a biblioteca PHP-GTK2. Assim, consigo utilizar meu código e ainda tenho um software independente do Apache, diretamente em meu Desktop.

Abaixo estou apresentando alguns screenshots da aplicação e aqui tenho o link para download de todos os arquivos necessários para a calculadora funcionar.

erl_calc1

Ps: Para saber como colocar o PHP-GTK2 para funcionar, indico o site php-gtk.com.br.